Valesca Popozuda fará “palestra” para promover campanha de Saúde

  • Por Camilla Feltrin/ Jovem Pan
  • 26/04/2015 16h15
Valesca comemorou ser chamada de pensadora contemporânea

Depois de ser alçada ao status de “pensadora contemporânea”, a cantora Valesca Popozuda fará uma breve “palestra” no evento “Qual o desafio da sua profissão? Tudo isso cabe no seu coração?”. A ação, promovida pela prefeitura prefeitura de Santo André (SP), faz parte de uma campanha de prevenção de doenças cardíacas com foco no público feminino e será realizada na próxima terça-feira (28).

 A fala de Valesca estará inserida numa roda de conversa, junto com outras participantes, como acadêmicas e representantes de movimento sociais. E não será o primeiro debate da artista. “Sempre sou convidada para eventos corporativos, onde faço meu show e converso com as pessoas, mas isso está longe de ser palestrante. Sou uma artista que gosta de se comunicar com todos os tipos de público”, comentou a funkeira por e-mail.

A campanha de saúde pública foi baseada na informação de que 33% das mortes registradas no Brasil são ocasionadas por doenças no sistema cardiovascular, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil está com índice elavadíssimo de mortes de mulheres por doenças coronárias e o ABC tem a taxa mais elevada do país. Mauá está na frente e Santo André em segundo lugar por morte de mulheres por infarto”, garantiu a secretária de Política Para Mulheres, Silmara Conchão, baseada em um estudo feito pela Faculdade de Medicina do ABC, onde é professora.

A artista não cobrará cachê, segundo informou a prefeitura de Santo André, e foi escolhida pelas mensagens de autoestima que passa em suas músicas e por se comunicar por diferentes tipos de público – o que é considerado também um chamariz para a campanha preventiva. “Escolhemos ela por causa da questão do ‘beijinho no ombro’, do ‘eu sou a diva’, do ‘eu posso’, do ‘eu vou me cuidar’ e ‘eu mereço respeito’”, contou a secretária. A prefeitura espera que a ação atinga desde “empresárias até donas de casa”.

Durante o bate-papo, Valesca deve focar no desafio de conciliar carreira, família e bem estar. “Serei a Valesca do Santos, uma mulher como qualquer outra, que luta em busca dos seus sonhos e principalmente, me preocupando com a saúde e com os outros. Mostrarei que sou dessas, igual a todas que buscam o melhor”, finalizou.