Veículo submarino será usado para procurar avião malaio desaparecido

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2014 02h24

Sydney (Austrália), 14 abr (EFE).- As autoridades australianas que coordenam a busca do avião malaio desaparecido confirmaram nesta segunda-feira que acionarão o veículo submarino autônomo “tão em breve quanto for possível” para continuar com a busca da aeronave.

“Após seis dias sem detectar sinais acústicos é tempo de procurar sob a água”, disse o chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, Angus Houston, em entrevista coletiva.

A primeira missão deste veículo autônomo, que é transportado pela embarcação australiana Ocean Shield, se centrará em uma área de 40 quilômetros quadrados onde se pensa que a aeronave caiu e terá uma duração de 24 horas.

Houston ressaltou que desde terça-feira passada a operação realizada para localizar as caixas-pretas, que já ultrapassaram os 30 dias estimados de duração de suas baterias, não voltaram a detectar nenhum possível sinal,

O veículo autônomo submarino Bluefin-21 tem capacidade para submergir até 4.500 metros de profundidade e sua incumbência será cartografar em três dimensões o fundo do mar.

As autoridades disseram que a partir da análise das primeiras missões serão fixados outros possíveis lugares para a busca da aeronave.

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.