Vendas de materiais de construção registraram alta de 6% de janeiro a maio

  • Por Agencia Brasil
  • 02/06/2017 11h32
Arquivo/Agência Brasil Trabalhadores da construção civil na frente de uma edificação inacabada Setor poderia crescer até 6% em 2021 sem os entraves com o encarecimento e a falta de insumos

O varejo do material de construção registrou alta nas vendas de 6% de janeiro a maio, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (2) pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Em maio, o crescimento foi 5% em comparação com o mês anterior.

Apesar da melhora, o setor ainda registra  -6% no acumulado dos últimos 12 meses. “Quando você tem dois anos de retração econômica, qualquer recuperação precisa ser muito estudada e comemorada, e temos dado sinais que nos deixam muito otimistas”, disse o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, a respeito do desempenho das lojas do ramo.

A recuperação do setor foi influenciada, segundo Conz, pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. “Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e a Pesquisa Mensal do Comércio, dos R$ 5,5 bilhões liberados em março, mais de R$ 594 milhões (cerca de 22,4% do total) foram gastos no nosso setor e isso teve uma influência muito positiva nas nossas vendas.”

Para junho, o levantamento da Anamaco indica que 54% dos lojistas esperam que as vendas continuem crescendo. No entanto, também aumentou o pessimismo em relação as ações do governo, que subiu de 29% para 46%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.