Venezuela critica Espanha por defender grupos que atentam contra a democracia

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 01h34
  • BlueSky

Caracas, 15 abr (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela divulgou nesta quarta-feira (data local) um comunicado no qual reitera as críticas ao governo da Espanha, acusando Madri de estar a favor de pessoas que lutam contra a democracia no país.

“O governo espanhol se posicionou ao lado, em reiteradas oportunidades, de pessoas que atentam contra a democracia e paz do povo venezuelano, tomando atalhos violentos e inconstitucionais”, diz o comunicado divulgado hoje.

“Essas ações impedem um entendimento mínimo, atribuível somente às constantes afrontas do governo da Espanha”, ressalta a nota, criticando a postura intervencionista de um comunicado publicado ontem pela chancelaria espanhola.

No documento, o governo espanhol classifica de “intoleráveis” as últimas “declarações, insultos e ameaças” feitas pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e garante que esse tipo de comentário não contribui para o “entendimento” entre os dois países.

As relações da Espanha e da Venezuela se desgastaram depois de Maduro afirmar que o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, pratica um “racismo histórico e social”.

Ambos os governos convocaram hoje seus respectivos embaixadores para apresentar as queixas pelos “insultos” contra a Espanha feitos por Maduro e pelas “agressões” espanholas à Venezuela.

A confusão começou depois da aprovação, na terça-feira, de uma resolução no Congresso dos Deputados espanhol a favor da libertação “imediata” o líder opositor venezuelano, Leopoldo López, e do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma.

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, voltou a criticar o governo espanhol, exigindo “respeito à soberania da Venezuela e ao governo legítimo e constitucional eleito” pela população do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.