Venezuela nega incursão de tropas em território colombiano

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 20h59

Caracas, 27 jul (EFE).- O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, negou nesta segunda-feira a suposta incursão de tropas da Guarda Nacional Bolivariana de seu país em território colombiano, tal como afirmaram camponeses da região.

“Não há tal incursão em nenhum setor da fronteira nem nenhuma passagem de tropas venezuelanas para o lado colombiano”, garantiu López durante um ato de seu escritório transmitido pela televisão estatal “VTV”.

O ministro assegurou que “a incursão denunciada na Colômbia, em Tibú, ao norte de Santander, que faz fronteira com o estado Zulia, essa incursão por parte da força armada nacional, está totalmente negada”.

Os fatos negados hoje pela Venezuela se referem a uma suposta incursão armada que teria acontecido na quinta-feira passada e que foi denunciada por camponeses colombianos à Defensoria Pública do país.

Camponeses do local asseguraram que “supostos militares vestidos com uniforme camuflados verdes, dois deles escondendo seus rostos com capuzes, revistaram a casa de uma mulher e roubaram dinheiro da Junta de Ação Comunal”, detalhou então a Defensoria Pública.

Segundo as denúncias dos moradores da região, os supostos agressores “retiveram irregularmente um jovem de 18 anos, a quem previamente tinham jogado no chão e efetuado um disparo perto da cabeça, assim como um homem de 28 anos”.

Perante a denúncia, a Defensoria Pública pediu à chancelaria colombiana “realizar as averiguações necessárias a fim de determinar a veracidade das denúncias e estabelecer mecanismos de cooperação para garantir os direitos de quem vive na área limítrofe”.

A chancelaria enviou então uma nota ao governo venezuelano para que o ajudasse a esclarecer se supostos agentes da GNB realizaram a incursão armada em território colombiano, segundo informou no sábado passado a chanceler colombiana, María Ángela Holguín.

Venezuela e Colômbia compartilham uma fronteira de 2.219 quilômetros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.