Vice-presidente Garzón será novo embaixador da Colômbia no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 22h46

Bogotá, 15 jan (EFE).- O vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, será o novo embaixador no Brasil após aceitar o convite do presidente Juan Manuel Santos, ao mesmo tempo em que descartou a possibilidade de encarregar-se provisoriamente da prefeitura de Bogotá, informou nesta quarta-feira o funcionário.

Garzón, um antigo líder sindical, afirmou em carta aberta que desde o começo de janeiro manifestou a Santos e à chanceler colombiana, María Ángela Holguín, o agradecimento por “seu amável gesto de oferecer-me ser embaixador da Colômbia no Brasil, a partir do mês de março ou abril do presente ano”.

Segundo o vice-presidente, o governo colombiano administra perante o do Brasil o beneplácito para sua nomeação.

Garzón declarou, além disso, que seguirá no cargo de vice-presidente “de acordo com o mandato constitucional” até o dia 7 de agosto deste ano.

O vice-presidente explicou que, por enquanto, não tem intenção de apresentar-se para ocupar de maneira provisória a prefeitura de Bogotá, e disse que “nem o presidente me sugeriu nem eu aceitaria”.

O atual prefeito da capital colombiana, o esquerdista Gustavo Petro, foi destituído pelo procurador-geral, Alejandro Ordóñez, por uma má gestão da coleta de lixos em Bogotá e a transição do modelo de saneamento privado a outro público em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.