Volume de vendas no varejo deve crescer cerca de 4% no Dia dos Pais
O volume de vendas no varejo deve crescer pouco mais de 4% no Dia dos Pais, adiantou o economista da Confederação Nacional do Comércio, Fábio Bentes. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, ele salientou que será o pior resultado obtido pelo setor desde 2.004.
A má fase do varejo é confirmada por economista da Serasa Experian que trabalha com crescimento de 3% a 4% neste ano. Luiz Rabi concorda que a luz amarela sobre os negócios do comércio acendeu por volta de 2011 e marcha rápido para a luz vermelha.
*Ouça os detalhes no áudio
E uma das causas do freio no comércio é a inadimplência: quatro em cada dez pessoas não pagarão suas dívidas, conforme pesquisa da SPC-Brasil. Uma das coordenadoras da pesquisa, a economista Marcela Cauati, traça o perfil por sexo e classe social dos inadimplentes no país.
A pesquisa SPC-Brasil revela que apenas 24% dos inadimplentes penduraram as dívidas devido a problemas de desemprego. Mais de 40% apelou para o calote por total falta de planejamento dos gastos, especialmente quando usa o cartão de crédito.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.