Vulcão Turrialba mantém leve atividade, mas ainda são esperadas eruções

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2015 16h32

San José, 15 mar (EFE).- O vulcão Turrialba, que entre quinta-feira e sexta-feira entrou em eruopção oito vezes, uma delas com rochas incandescentes, mantém uma leve atividade de gases neste domingo, mas as autoridades ainda esperam mais emissões de matéria.

O Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) informou em comunicado que “a saída de gases se mantém baixa e sem emissão de cinzas” pelo segundo dia consecutivo.

“Apesar deste período de calma ter sido longo que os anteriores, ainda são esperadas mais erupções”, segundo explicou o órgão.

Especialistas afirmam que a baixa atividade se deve à passagem por onde saem os gases, que se encontra bloqueada por pedras e cinzas, por isso é previsto que em algum momento a pressão provocará mais erupções.

As autoridades continuam atentas à situação e os vulcanólogos realizam estudos sobre o comportamento do vulcão.

O vulcão fica em Turrialba, província de Cartago (centro), cerca de 70 quilômetros ao leste de San José, e sua última erupção foi na sexta-feira, às 21h07 locais (00h07 de Brasília, no sábado) quando lançou rochas incandescentes.

Antes desse, houve sete incidentes de cinzas, cuja matéria se deslocou, com a ajuda do vento, até a área metropolitana, onde ficam as principais cidades do país, incluindo a capital San José.

Devido à atividade vulcânica, o presidente costarriquenho, Luis Guillermo Solís, suspendeu uma viagem oficial para França, Espanha e Itália, que tinha previsto iniciar neste sábado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.