Vulcão Turrialba mantém leve atividade, mas ainda são esperadas eruções
San José, 15 mar (EFE).- O vulcão Turrialba, que entre quinta-feira e sexta-feira entrou em eruopção oito vezes, uma delas com rochas incandescentes, mantém uma leve atividade de gases neste domingo, mas as autoridades ainda esperam mais emissões de matéria.
O Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) informou em comunicado que “a saída de gases se mantém baixa e sem emissão de cinzas” pelo segundo dia consecutivo.
“Apesar deste período de calma ter sido longo que os anteriores, ainda são esperadas mais erupções”, segundo explicou o órgão.
Especialistas afirmam que a baixa atividade se deve à passagem por onde saem os gases, que se encontra bloqueada por pedras e cinzas, por isso é previsto que em algum momento a pressão provocará mais erupções.
As autoridades continuam atentas à situação e os vulcanólogos realizam estudos sobre o comportamento do vulcão.
O vulcão fica em Turrialba, província de Cartago (centro), cerca de 70 quilômetros ao leste de San José, e sua última erupção foi na sexta-feira, às 21h07 locais (00h07 de Brasília, no sábado) quando lançou rochas incandescentes.
Antes desse, houve sete incidentes de cinzas, cuja matéria se deslocou, com a ajuda do vento, até a área metropolitana, onde ficam as principais cidades do país, incluindo a capital San José.
Devido à atividade vulcânica, o presidente costarriquenho, Luis Guillermo Solís, suspendeu uma viagem oficial para França, Espanha e Itália, que tinha previsto iniciar neste sábado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.