WWF diz que projetos portuários podem danificar barreira de coral australiana

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2015 10h10

Genebra, 9 fev (EFE).- A Grande Barreira de Coral da Austrália corre perigo por causa dos novos projetos portuários do governo do país, segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Os especialistas da ONG consideram que o ecossistema da Grande Barreira de Coral, protegida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), poderia sofrer “efeitos devastadores” se as atividades planejadas de construção portuária prosseguirem.

“A Grande Barreira de Coral é um dos habitats oceânicos mais ricos do planeta, habitat de espécies em perigo de extinção, um valor econômico para a Austrália e um tesouro natural para o resto do mundo. Transformar a barreira em uma lixeira não é uma boa escolha, especialmente construir portos que são desnecessários”, declarou o diretor-geral da WWF, Marco Lambertini.

Os projetos para a construção de zonas portuárias representariam a dragagem de aproximadamente 51 milhões de metros cúbicos de solo oceânico.

Segundo o cálculo da ONG, com essa terra seria possível lotar o Empire State Building 49 vezes.

A WWF teme que estes movimentos possam danificar a Grande Barreira de Coral e todo seu ecossistema, como por exemplo as tartarugas marinhas, já em perigo de extinção.

A ONG lembra que o país pretende dobrar a capacidade de exportação de carvão, um recurso que está em queda. A organização considera a opção sem lógica economicamente e muito prejudicial ao ecossistema. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.