Yatseniuk afirma que objetivo final de Putin é se apoderar da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2014 07h37

Kiev, 13 set (EFE).- O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, afirmou neste sábado que o objetivo final do presidente da Rússia, Vladimir Putin, é se apoderar da Ucrânia e acabar com ela como Estado Independente.

“Compreendo o objetivo final de Putin: não é só se apoderar das (regiões de) Donetsk e Lugansk, seu objetivo é toda a Ucrânia”, disse o chefe do governo, citado pela agências locais, ao discursar na 11ª conferência anual Estratégia Europeia de Yalta.

Yatseniuk indicou que o presidente russo “não pode suportar a ideia” da Ucrânia ser parte da grande família europeia.

“O que ele (Putin) quer é restaurar a União Soviética”, recalcou.

O primeiro-ministro ucraniano disse que a primeira parte desse plano foi a anexação da Crimeia pela Rússia, e a segunda, a criação de um conflito congelado na regiões orientais ucranianas de Lugansk e Donetsk.

O terceiro passo, acrescentou Yatseniuk, é a “abertura de um corredor através de (o porto ucraniano de) Odessa rumo a Transnístria”, região separatista moldávia de maioria russo falante.

O líder disse que “a solução pacífica ao conflito é muito atrativa”, mas que para concretizá-la “é necessário que se sentem à mesa de negociações os Estados Unidos e a União Europeia, pois são requeridas garantias para a soberania e independência” da Ucrânia.

“É preciso admitir que, em determinadas circunstâncias, a Otan é a única possibilidade de defender a Ucrânia”, disse Yatseniuk.

Ao mesmo tempo, o líder admitiu que a Otan não está preparada para aceitar a Ucrânia em um futuro próximo

A conferência Estratégia Europeia de Yalta, que anualmente era realizada nessa cidade da península da Crimeia, anexada pela Rússia, se reuniu neste ano na capital ucraniana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.