Yellen vê “potencial” efeito global se crise na Grécia não for solucionada

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 17h44

Washington, 17 jun (EFE).- A presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira que existe o “potencial de alteração dos mercados financeiros globais” e, “sem dúvida”, efeitos de contágio aos Estados Unidos se não for selado um acordo entre a Grécia e seus credores internacionais.

“É uma situação muito difícil. No caso de não haver acordo, vejo um potencial de alteração que possa afetar as perspectivas econômicas europeias e os mercados financeiros globais”, declarou Yellen em entrevista coletiva após a reunião do comitê de política monetária do Fed.

“Haveria sem dúvida efeitos de contágio aos Estados Unidos que modificariam nossas perspectivas também”, acrescentou.

A presidente do banco central americano evitou se pronunciar com mais detalhes sobre as conversas entre Atenas e os credores internacionais, mas assegurou que todos eles “enfrentam decisões difíceis e relevantes nos próximos dias”.

Nesta quinta-feira, os ministros de Economia e Finanças da zona do euro se reunirão novamente para buscar um acordo que ponha um fim ao bloqueio nas negociações entre Atenas e seus credores.

No encontro estarão presentes a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

No entanto, existe pouco otimismo sobre a reunião, já que tanto o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, como o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, se mostraram hoje céticos sobre a possibilidade de que seja fechado um pacto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.