Zarif transmite a Assad apoio iraniano ao regime para sucesso de Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 11h26

Damasco, 15 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Yavad Zarif, disse nesta quarta-feira em Damasco ao presidente sírio, Bashar al Assad, que seu país apoia a conferência de paz de Genebra, marcada para 22 de janeiro.

Segundo a televisão oficial síria, Zarif expressou o respaldo de Teerã “à liderança e ao povo sírio na busca do êxito da convenção de Genebra”.

O chefe da diplomacia iraniana ressaltou que a solução do conflito deve partir dos próprios sírios.

Zarif reiterou que o regime de Teerã vela pelos esforços conjuntos dos estados da região para fazer frente aos desafios que representa o terrorismo e para restabelecer a segurança.

Assad, por sua parte, advertiu contra o perigo que o pensamento extremista representa não só para os países do Oriente Médio mas para todo o mundo, e afirmou que os sírios e todos os povos da região devem contribuir para a luta contra o terrorismo.

Zarif chegou nesta manhã à Síria como parte de uma viagem oficial que o levou ainda para o Líbano, Jordânia e Iraque.

Sua viagem ao território sírio ocorre dias antes do começo de Genebra 2, conferência para a qual o Irã não foi convidado por não apoiar o plano proposto em 2012 em uma primeira reunião na cidade suíça, que estabeleceu a formação de um governo de transição.

Amanhã e na sexta-feira, Zarif e o chanceler sírio, Walid Muallem, visitarão Moscou para se reunir com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, antes da conferência de paz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.