Zona do euro dá 6 dias à Grécia para apresentar mais medidas, diz imprensa

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 09h10

Atenas, 9 abr (EFE).- O Grupo de Trabalho do Euro deu um ultimato de seis dias ao governo grego para que apresente a seus parceiros novas propostas em matéria de finanças, previdência, legislação trabalhista e privatizações antes da próxima reunião do Eurogrupo que será realizada 24 de abril, assegurou nesta quinta-feira o jornal Kathimerini.

O representante grego neste organismo, Nikos Theojarakis, deixou claro a seus interlocutores que a Grécia pode cobrir suas necessidades de financiamento até 24 de abril, no mais tardar, mas não conseguiu que suas propostas fossem aceitadas pelos parceiros.

Segundo Kathimerini, Theojarakis atribuiu os problemas nas negociações técnicas à escassez de dados do legado deixado pelo governo anterior do conservador Antonis Samaras.

A imprensa local coincide que os representantes das instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) reconheceram que há progressos nas discussões técnicas que ocorrem em Atenas, mas insistiram que as posições de ambas as partes diferem muito ainda em vários temas.

Estes são os ingressos e despesas do Estado, as previdências, a legislação trabalhista e as privatizações.

Segundo Kathimerini, ambas as partes devem estar de acordo em apenas 6 dias porque, por um lado, neste fim de semana é celebrada a Páscoa ortodoxa e, por outro, de 17 a 19 de abril ocorre uma reunião no FMI que reunirá todos os representantes das instituições em Washington.

O ministro adjunto de Seguridade Social, Dimitris Stratulis, comentou ontem o curso das negociações com os parceiros e disse que há tensão acerca dos temas mais espinhosos.

Stratulis se referiu ao fato dos técnicos que trabalham em Atenas para coletar dados técnicos que facilitem as negociações terem “obsessão” pela “redução das previdência, pelo aumento do IVA e pela liberalização completa dos despedidos no setor privado”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.