Amsterdã é o lugar para quem gosta de passear com arte

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2015 20h15
Mulher compra ramo de flores na primeira máquina do tipo em Amsterdã EFE/KOEN VAN WEEL Mulher compra ramo de flores na primeira máquina do tipo em Amsterdã

Olá, ouvintes do Minuto Turismo. Quem gosta de passear com arte, escolhe Amsterdã.

A cidade mão é grande demais, tem 720 mil habitantes e reúne museus esplêndidos, como o Van Gogh, o Rijksmuseum, o Jewish e até um Hermitage. Amsterdã é o tipo do lugar onde, nos meses quentes de agora, o gostoso é caminhar – e o turista bacana evita andar de táxi.

Cortada pelo rio Amstel e esquadrinhada por 160 canais navegáveis que cruzam bairros preservados, com seu casario original e estreito, Amsterdã teve seu apogeu no século 17, quando foi a sede da lendária Companhia das Índias.

Na rua Singel, à beira do canal de mesmo nome, visite o mercado de flores, que é parcialmente flutuante. Outra maneira pitoresca e eficiente de cruzar o país é de bonde: há 17 linhas que irradiam da praça Dam.

Mas tome cuidado: ao contrário de Paris, Amsterdã não é uma cidade cartesiana, de traçado regular. Tenha um mapa à mão e, se estiver a pé, tome cuidado com as bicicletas.

Amsterdã tem 400 mil bikes, as pistas são demarcadas em meio ao passeio – e os ciclistas andam rápido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.