Anatel desliga transmissores da Rádio Vida e fará mais intervenções

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2015 22h43

Anatel desliga transmissores da Rádio Vida

Anatel

A Anatel desligou novamente os transmissores de Rádio Vida FM. Os fiscais do órgão constataram irregularidades na documentação da emissora e também em sua torre. A Vida FM opera de forma irregular em São Paulo no 96.5. A concessão da emissora é para São José dos Campos, no Vale do Paraíba, mas a antena foi transferida sem autorização para Mogi das Cruzes, para o sinal chegar mais forte na capital.

Essa manobra é considerada irregular, o que justifica a manobra da Anatel. Com isso, ela tende a preservar o espectro de transmissão da Grande São Paulo e não prejudicar as emissoras que operam corretamente na região.

E essa não é a primeira vez que a Anatel constata irregularidades na Vida FM. A Anatel colocou como sua prioridade coibir as manobras que ferem as leis das comunicações e tem feito aí fiscalizações rigorosas e estritamente técnicas nas emissoras de rádio. O objetivo dessa operação é garantir a qualidade de transmissão das emissoras, uma vez que, ao avançar em outra região, a transmissão pode invadir a faixa de quem atua dentro das normas.

A Vida, entretanto, não é a única que muda a sua torre para atingir São Paul. A Alfa FM e a Rádio Rock, por exemplo, são de Osasco, mas os sinais partem de São Paulo. A Nativa e a Mix são concessões de Diadema, mas operam da capital. A Anatel deve continuar com a fiscalização para coibir esses abusos.