Ao proteger Graça Foster, Dilma chama para si os erros que ela pode ter cometido

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2014 14h54

Pergunta: Realmente, há intocáveis no Brasil ou não, nós estamos em um estado democrático de direito sem intocáveis?

Resposta: Numa entrevista a jornalistas latino-americanos, Dilma Rousseff disse que não há intocáveis no Brasil. Bom, não foi assim que ela se comportou em relação a Graça Foster, por exemplo.

Graça Foster, já está muito mais do que claro, foi avisada da corrupção na Petrobras, não tomou as providências necessárias. A presença de Graça Foster é uma presença absolutamente nefasta para que a companhia saia da crise em que está, mas ela garante que Graça fica porque ela garante. Então, Graça é intocável.

Se ela está garantindo, ela não é a Justiça, ela não é a Polícia, ela não é o Ministério Público. Se ela garante que Graça Foster é ética e séria, é ela que está tornando a Graça Foster intocável. Agora, Graça Foster é funcionária de carreira da Petrobras e amiga de Dilma, que a chama de Graciosa.

Há, porém, intocáveis, que são muito menos insuspeitos. É o caso dos empreiteirios. O grande jurista, especialista em corrupção, Modesto Carvalhosa, escreveu um artigo brilhante na página dois do jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira, chamando a atenção para o fato de que, no discurso de diplomação, no TSE, a presidente praticamente anistiou, sem consultar a PF, sem consultar o MP, sem consultar o STF, nem o procurador-geral da República, os empreiteiros.

Os empreiteiros estão sendo anistiados, tendo como base o fato de que, se as empresas forem punidas, a economia vai parar. Quer dizer: Dilma decide o que é e o que não é possível punir. No Brasil, quem pode ser punido e quem não pode ser punido, pela lei da anti-corrupção, que foi promulgada em janeiro deste ano, depois da grande revolta, nas ruas, pelas massas, pela população.

O Modesto Carvalhosa diz, muito bem, e eu quero repetir aqui, que, neste caso, ela está cometendo crime de responsabilidade. Então, o que está acontecendo é uma coisa muito grave. Ao proteger a Graça Foster, Dilma está, praticamente, chamando para si mesma, os erros quaisquer que a Graça Foster tiver cometido ou estiver a cometer.

Bom, é preciso que ela tenha muita segurança em relação à Graça Foster para assumir os erros dela, né? Mas é o que ela está fazendo, e nós temos que nos valer da grande experiência e do enorme talento doprofessor Modesto Carvalhosa, que é um homem de grande responsabilidade e de grande tirocínio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.