Britânicos ainda não aprenderam a lidar com tabloides ingleses
Ah… as redes sociais, uma troca de mensagens pelo twitter e Whats App acabou derrubando um ministro no Reino Unido.
Na Inglaterra dos tabloides, do Sun, do Sunday Mirror, Brooks Newmark, que era ministro da Sociedade Civil e membro da ala conservadora do Parlamento britânico trocou mensagens picantes com o perfil falso do twitter, Sophie Wittams, suposta apoiadora do Tory, partido dele.
Sem desconfiar de nada, Brooks Newmark mandou fotos sexy, umas delas de pijama com estampa cashemire, a medida que o papo virtual foi esquentando. Ah esses britânicos … não aprendem a lidar com os tabloides ingleses, mesmo depois do escândalo das escutas ilegais e grampos telefônicos do News of The World!
O caso faz pensar sobre os métodos empregados na reportagem. A ideia era escrever sobre o comportamento dos políticos nas redes sociais, 6 outros eleitos abordados não deram bola, mas responderam educadamente. Só Brooks Neymar entrou no jogo, aprofundando a intimidade. Pai de 5 filhos, o ministro pediu demissão antes mesmo da reportagem vir a tona, assumindo que caiu como um patinho. Só lhe restou apelar para que a privacidade de sua família fosse respeitada.
Além do papo esquenta, no chaveco virtual, as fotos do perfil falso eram de uma modelo sueca…É de se questionar essa estratégia forçada, não sei se chamo de voyeurismo ou espionagem da vida privada nas redes -, certamente longe dos manuais e da ética jornalística.
Assim como as marcas, políticos devem redobrar os cuidados com sua presença nas redes, lembrar que do outro lado pode existir um avatar e uma cilada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.