Conselho de Ética avalia suspensão de parlamentares dois meses após ocupação na Câmara dos Deputados
Na pauta da reunião de terça-feira (7), está a instauração de processos referentes a quatro representações da Mesa Diretora, que envolvem os deputados Marcos Pollon (PL), Marcel Van Hattem (NOVO) e Zé Trovão (PL)
A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados se prepara para uma reunião crucial nesta terça-feira (07), onde será discutida a suspensão de parlamentares acusados de obstrução do plenário e ocupação indevida da mesa da presidência. Na pauta da reunião, a instauração de processos referentes a quatro representações da Mesa Diretora, que envolvem os deputados Marcos Pollon (PL/MS), Marcel Van Hattem (NOVO/RS) e Zé Trovão (PL/SC). Cada um deles responderá a acusações que podem levar a sanções severas, incluindo a suspensão de suas atividades legislativas. Os processos têm como objetivo avaliar a conduta dos parlamentares durante os episódios de obstrução, que comprometeram as deliberações no plenário.
Os deputados Pollon e Van Hattem enfrentam, respectivamente, as Representações nº 24/25 e nº 25/25, enquanto o deputado Trovão está sob a Representação nº 27/25. Além disso, outra Representação (nº 26/25) também foi instaurada contra Pollon, o que evidencia a gravidade das acusações e a necessidade de uma resposta contundente da Comissão.
Durante a reunião, será realizado o sorteio de nomes para compor a lista tríplice destinada à escolha do relator de cada um dos processos, uma etapa fundamental para a condução das investigações. A expectativa é que o relator escolhido apresente um parecer detalhado sobre as evidências e os depoimentos colhidos.
Além das representações, a Comissão também realizará oitivas com testemunhas arroladas pelo deputado Gustinho Ribeiro (REPUBLICANOS/SE), relator do processo referente à Representação nº 3/25, que envolve o deputado André Janones (AVANTE/MG). Entre as testemunhas convocadas estão os deputados Nikolas Ferreira (a confirmar), Delegado Paulo Bilynskyj (confirmado), Hélio Lopes (a confirmar) e Cabo Gilberto Silva.
O corregedor da Câmara também recomendou e a Mesa determinou a censura escrita de outros 11 deputados que também participaram da ocupação do plenário:
– Allan Garcês (PP-MA);
– Bia Kicis (PL-DF);
– Carlos Jordy (PL-RJ);
– Caroline de Toni (PL-SC);
– Domingos Sávio (PL-MG);
– Júlia Zanatta (PL-SC);
– Nikolas Ferreira (PL-MG);
– Paulo Bilynskyj (PL-SP);
– Marco Feliciano (PL-SP);
– Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
– Zucco (PL-RS);
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.