Denise: Caged mostra melhor desempenho da Economia e do mercado de trabalho

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2019 17h07
Suamy Beydoun/Estadão ConteúdoDados do Caged mostram aumento no número de postos de trabalho com carteira assinada

O emprego formal continua em recuperação no país. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram criado 70.852 empregos com carteira assinada no mês de outubro. Foi o melhor resultado para o mês desde 2017. Com isso, nos primeiros 10 meses houve a geração de 841.589 vagas formais com aumento de 6,45% sobre o mesmo período do ano passado. Esse acumulado do ano até outubro é o melhor do período desde 2014, portanto desde antes de a economia entrar em recessão.

Cinco de oito setores tiveram saldo positivo no mês. O destaque foi o comércio com quase 44 mil vagas, seguido por serviços com 19.100 vagas. Já agropecuária teve a maior perda com o corte de mais de 7.800 vagas formais, o que tem relação com a sazonalidade. Assim, como o comércio em sentido inverso com a chegada do final do ano, época de maior contratação. Agora, sempre cabe a ressalva do pouco que isso representa diante do contingente de desempregados que temos no país.

Os dados gerais da Pnad, do IBGE, ainda apontam uma recuperação muito puxada pela informalidade, pelo trabalho por conta própria, mas os dados do Caged que vem mantendo uma trajetória positiva de recuperação reforça a perspectiva de um melhor desempenho da Economia e do mercado de trabalho.