Denise: Mercado abre com expectativa de decisão sobre juros no Brasil e nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2019 11h21
Antônio Cruz/Agência BrasilDecisão sairá nesta quarta-feira (30)

O mercado abriu o dia, nesta quarta-feira (30), na expectativa sobre a decisão da taxa básica de juros tanto no Brasil, determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), quanto nos Estados Unidos, feita pelo Federal Reserve, que sairão durante a tarde. Pela manhã, o dólar sobia 0,36%, com cotação de venda do comercial quase em R$ 4,02.

No Brasil, a expectativa é de um corte de 0,5 ponto percentual, alcançando o patamar de 5% ao ano. Ainda mais esperado que a Selic é o relatório que sai junto com essa decisão, que pode trazer decisões do Banco Central (BC) quanto ao que ele pretende fazer nas próximas reuniões e até onde pode ir a queda do juros no país – a previsão é de que termine 2019 em 4,5% ou 4% ao ano.

Nesse relatório, o BC não fala claramente o que deve acontecer, mas faz uma avaliação de cenário em termos de polática monetária, se há preocupação com o cenário internacional, possíveis pressões inflacionárias, o que o BC espera em termos de andamento da economia e de processo de retomada, entre outros.

O mesmo acontece nos EUA, onde há uma preocupação maior porque qualquer mudança de juros, por lá, pode interferir no fluxo de investimentos pelo mundo. Nós estamos em uma fase de corte dos juros em várias economias: teve na Europa, que chegou a juros negativos, no Japão, que está trabalhando com números baixíssimos, entre outros.