Além dos vinhos brancos, Alemanha produz ótimos tintos; confira sugestões
País está entre as regiões vitivinícolas mais ao norte do mundo, tendo apenas a influência moderada de correntes marítimas
Todos nós conhecemos os ótimos vinhos brancos alemães, especialmente os da casta Riesling. Entretanto, na Alemanha se produz ótimos tintos, que são um pouco relegados a segundo plano por conta da majestosidade dos seus brancos. Sempre é bom lembrar que a Alemanha está entre os países vitivinícolas mais ao norte do mundo, tendo apenas a influência moderada de correntes marítimas no clima da Europa Ocidental para permitir que as uvas amadureçam na região. Mesmo assim, o clima e as condições do tempo nas regiões vitivinícolas do país representam desafios para a viticultura, que são desconhecidos nas ensolaradas regiões do Mediterrâneo, por exemplo. As condições mais favoráveis de produção de vinhos se localizam nas encostas orientadas para sul e sudoeste, principalmente ao longo dos vales dos rios Rhein, Elbe, Saale e Unstrut (cf, Academia do Vinho).
O vinho alemão moderno vem da parte sul daquele país, mais precisamente das regiões de Baden e Württemberg, nas quais há mais sol e calor durante o dia e o necessário friozinho à noite. A maioria dos vinhos tintos alemães vem destas áreas, destacando-se as castas Spätburgunder (que é a Pinot Noir) e a Portugieser, cada qual com a sua característica, somada ao terroir. Considerando a ressalva de que não é possível encontrar as características da Pinot Noir da Borgonha em vinhos desta uva de outras regiões, eu recomendo que provem o Pinot Noir germânico. Vou sugerir três vinhos alemães tintos: um mais simples, porém bem gostoso, que é o Dornfelder; o Dr. Bürklin-Wolf Pinot Noir – Trocken, bem estruturado e com um potencial gastronômico muito bom; e o Zähringer Edelgräfler Rotwein que tem uma estrutura de nobreza ímpar. São vinhos bem gastronômicos, que acompanham com louvor desde a culinária germânica até um bom churrasco. Os três são fáceis de encontrar no mercado nacional. Salut!
Você já provou vinho tinto alemão?
Saiba mais na coluna de @esperfilho https://t.co/0bqBICmkOl
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) May 14, 2021
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.