Bolha da carne falsa estourou? 

Fraca demanda, prejuízos milionários em empresas de carne vegetal, piora na percepção dos consumidores, que reclamam de ultraprocessados, e custos altos explicam mau momento

  • Por Kellen Severo
  • 18/08/2023 09h00
topntp26/Freepik Hamurguer na tábua, com vegetais e ovos ao redor Volume de vendas de alternativas à carne caiu 20,9% nas 52 semanas encerradas em 2 de julho de 2023 no mercado norte-americano

Uma pesquisa realizada pela Purdue, universidade dos Estados Unidos, apontou que os consumidores norte-americanos preferem a carne bovina em vez da carne criada em laboratório ou feita a partir de plantas. A carne feita artificialmente, a partir de células ou à base de ingredientes vegetais, só ganhou na categoria bem-estar animal na preferência dos entrevistados. Já a carne bovina foi a preferida em todos os demais critérios como: impacto ambiental, livre de hormônios, nutrição, saúde, sustentabilidade, sabor, preço e outros. Ou seja, os consumidores acham que a carne bovina é superior às alternativas em quase todos os critérios avaliados.

A percepção negativa do consumidor para as carnes que não são de verdade, ou seja, não têm origem animal, apresentam relação principalmente com preço alto e sabor/sensação na boca. Isso é o que apontou o relatório do Cobank, dos Estados Unidos. Segundo o banco, os consumidores continuam interessados no conceito de carnes alternativas, como as vegetais, mas preocupações com produtos altamente processados e preços mais altos têm afastado potenciais consumidores.

Pesquisa aponta que os norte-americanos preferem a carne bovina

O volume de vendas de alternativas à carne caiu 20,9% nas 52 semanas encerradas em 2 de julho de 2023 no mercado norte-americano, de acordo com a empresa de pesquisa de comportamento do consumidor Circana. Um exemplo da fraca demanda vem do prejuízo milionário no último trimestre registrado pela gigante da carne vegetal Beyond Meat. Com a notícia, o jornal “The Guardian” chegou a dizer que a bolha das carnes alternativas havia estourado.

Ao que parece, o ponto de virada no mercado de carnes alternativas chegou, deixando para trás os tempos de euforia com promessas de grande consumo e grandes vendas no futuro. O consumidor está cada vez mais interessado em alimentos de verdade e menos interessado em ultraprocessados, o que é uma vantagem para a pecuária tradicional. Haverá consumidor para carnes alternativas? Sim, haverá. Mas para eles representarem uma porção significativa do mercado será preciso que a indústria melhore, e muito, o preço, o sabor e qualidade nutricional das carnes falsas.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.