Com demanda aquecida, setor de máquinas contrata mais em 2021

Recente alta das commodities melhorou a rentabilidade em alguns setores, especialmente para culturas exportáveis, e aumentou o desejo por renovar o maquinário; quadro de funcionários subiu 18,6%

  • Por Kellen Severo
  • 06/10/2021 09h00 - Atualizado em 06/10/2021 09h00
Loren King/Unsplash Plantadeira passa sobre vasto campo e joga poeira para todo lado Os setores com maior desempenho são as máquinas agrícolas, construção civil e embalagens

As máquinas estão em campo semeando uma nova safra de grãos no Brasil. Algumas das plantadeiras são novinhas, novinhas. Acabaram de sair da indústria. É que a recente alta das commodities melhorou a rentabilidade em alguns setores, especialmente para culturas exportáveis, e aumentou o desejo por renovar o parque de máquinas. Com o mercado aquecido, foi necessário aumentar a jornada de trabalho e ampliar as contratações. A Abimaq Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) afirma que o nível de emprego na indústria cresceu 18,6% na comparação entre agosto de 2021 e agosto de 2020, totalizando mais de 365 mil funcionários.

Neste ano, a previsão é de crescimento de 40% nas vendas do setor. Com a alta do aço e as dificuldades logísticas, algumas consultorias apontam que o preço da máquina no Brasil está quase o dobro do que estava há um ano. Ainda assim, o interesse no investimento seguiu firme e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou o esgotamento de recursos do Moderfrota, uma das principais linhas de crédito para modernização da frota de tratores e implementos agrícolas pelo Plano Safra 21/22.

A demanda firme se juntou aos desafios logísticos, e algumas empresas do setor de máquinas tiveram que emitir nota aos clientes, anunciando a suspensão de pedidos de colheitadeiras, plantadeiras e tratores para 2022 em função das dificuldades para atender as solicitações que chegam. Ao que tudo indica, o setor de máquinas ainda entrará em 2022 com produção aquecida pelo recente boom das commodities, e isso tende a continuar favorecendo o mercado de trabalho brasileiro, com contratações e jornadas mais intensas para dar conta das entregas programadas.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.