Consumo de tilápia deve duplicar até 2030

Tilápia representou 64% da produção brasileira de peixes em 2022 e 98% das exportações de pescados

  • Por Kellen Severo
  • 05/04/2023 11h00
Luciano Andrade/Estadão Conteúdo - 01/01/2010 Detalhe de tilápias vermelhas ou Merah (Sarotherodon) em região de cultivo no rio São Francisco Detalhe de tilápias vermelhas em região de cultivo no rio São Francisco, no trecho da cidade de Paulo Afonso, na Bahia

A produção de peixe cultivado atingiu números nunca antes vistos na história. Dados da  Associação Brasileira da Piscicultura revelaram que em 2022, a produção alcançou 860 mil toneladas, aumento de 2,3%. A produção de peixes é uma atividade que vem crescendo no Brasil. Ao contrário da pesca, onde os peixes são retirados de seu habitat natural, a criação ocorre em sistemas controlados, como em viveiros, açudes e tanques-rede. Um dos principais destaques é a tilápia, que representa 64% da produção brasileira de peixes e foi o mais cultivado no Brasil. Em 2022, foram produzidas 550 mil toneladas, aumento de 3% em relação ao ano anterior. A facilidade de reprodução, rápida taxa de crescimento, carne de excelente qualidade e adaptação aos sistemas de cultivo são alguns dos motivos para a escolha da tilápia. Paraná, São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores.

A expectativa é que a tilápia ganhe ainda mais espaço no prato do consumidor. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Axxus em parceria com a Peixe BR revelou que dos entrevistados que afirmaram comer este tipo de peixe, 82% gostariam de consumir ainda mais. A inclusão da tilápia na dieta dos brasileiros é bastante motivada por fatores relacionados à saúde e bem-estar. Enquanto isso, no cenário internacional, também segue conquistando o mundo. No ano passado, a tilápia representou 98% das nossas exportações de pescados, com faturamento de U$S 23,8 milhões, alta de 15%. Nosso produto foi enviado principalmente para os Estados Unidos, que é o principal comprador, seguido por Taiwan, Canadá, Líbia e México. A produção de tilápia cresceu quase 50% desde 2014 e as projeções são otimistas. O Brasil, que hoje é o quarto maior produtor mundial deste tipo de pescado, pode subir no ranking e ocupar a terceira posição nos próximos três ou quatro anos. Essa projeção é baseada na perspectiva de exportações mais aquecidas e aumento do consumo do brasileiro, que deve dobrar até 2030, saindo de 2,5 quilos por habitante ano para cinco quilos. Esse é o agro brasileiro, que se diversifica, gera renda e empregos e ainda alimenta o mundo.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.