Jovem Pan
Publicidade

La Niña começa a dar sinais, e safra 22/23 sente efeito  

SP - PLANTIO-MILHO-LIMEIRA - GERAL - Início do plantio de milho em lavoura na cidade de Limeira (SP), nesta quinta-feira (17). De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a exportação do cereal foi estimada nesta semana em 6,64 milhões de toneladas em novembro, aumento de mais de 600 mil toneladas na comparação com os dados da semana anterior. Além disso, projeções da associação preveem que o preço do milho deve bater a casa dos R$ 90 a saca no primeiro bimestre de 2023.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu nesta semana a estimativa de produção de grãos no Brasil. O órgão ainda projeta uma safra recorde, de 312 milhões de toneladas, mas abaixo das 313 milhões de toneladas estimadas no mês passado. Um dos motivos que explica essa queda é a expectativa de menor produtividade do milho primeira safra, que deve recuar quase 1 milhão de toneladas em comparação com o mês anterior, alcançando cerca de 27 milhões de toneladas, por conta de problemas climáticos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a diminuição das chuvas e altas temperaturas registradas em novembro afetaram as lavouras de milho. Essa condição climática pode ser explicada pelo La Niña, que deve ocorrer pelo terceiro ano seguido.

Publicidade
Publicidade

Nesta semana, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos revelou que o fenômeno deve continuar no verão do hemisfério sul e de fevereiro a abril. Há 70% de chance de uma transição para a neutralidade climática ocorrer. Vale lembrar que o fenômeno La Niña geralmente aumenta o volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste e reduz em áreas do Sul e Centro-Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ressalta que dezembro será marcado por chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o que é um sinal de alerta aos agricultores. Por enquanto, vamos acompanhar o mês de dezembro. Se chuvas regulares ocorrerem, a condição da safra deve responder positivamente.

Publicidade
Publicidade