Múcio à Jovem Pan: Forças Armadas vão respeitar veredito da Justiça

Julgamento de Bolsonaro e tarifaço colaboram para discurso de soberania e aproximação de Lula dos militares

  • Por Victoria Abel
  • 01/09/2025 14h13 - Atualizado em 01/09/2025 15h55
  • BlueSky
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO José Múcio durante comissão de relações exteriores e defesa nacional A partir de amanhã, a primeira turma do STF inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou à Jovem Pan que as Forças Armadas respeitarão o veredito dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos acusados de tentativa de golpe de Estado pelo 8 de janeiro de 2023. Lideranças das forças apostam no discurso de individualização dos atos, isentando as instituições. A partir de amanhã, a primeira turma do STF inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e militares do chamado “núcleo um” que teriam trabalhado pela retirada do presidente Lula do poder e incitaram os ataques aos prédios dos três poderes.

– As Forças Armadas vão respeitar o veredito da Justiça – afirmou.

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e a acusação de militares aliados a ele, se soma ao discurso de defesa da soberania nacional que o governo já vinha fazendo nas últimas semanas, em meio ao tarifado do presidente americano Donald Trump. Para integrantes do governo, a ocasião pode ser mais uma oportunidade de trazer de aproximação com os militares, e um ponto positivo na busca de um eleitor mais conservador.

Após possível condenação de militares pelo STF, os casos devem seguir ao Superior Tribunal Militar para que uma provável perda patente seja julgada, com consequente supressão de salários e ganhos financeiros. A análise de perda de patente é solicitada pelo Ministério Público Militar para todo oficial condenado com penas acima de dois anos de prisão.

A chamada de “representação para indignidade e incompatibilidade” levou a perda definitiva de patente em 90% dos casos julgados pelo STM nos últimos cinco anos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Nesta segunda, o Planalto lançou o novo slogan “Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro”. Uma nova propaganda que circula nas mídias afirma ainda que o governo trabalha na defesa da soberania nacional.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.