Quase 40% dos pacientes com câncer não é atendido em até 60 dias

  • Por Jovem Pan
  • 03/11/2017 09h43
Reprodução Reprodução Lei dos 60 dias determina que o paciente que tem câncer tem direito de iniciar o tratamento da doença em até 60 dias depois de firmado o diagnóstico em laudo patológico

A Lei dos 60 dias determina que o paciente que tem câncer tem direito de iniciar o tratamento da doença em até 60 dias depois de firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo se menor, conforme a necessidade.

Mas, segundo dados do Ministério da Saúde, quase 40% dos pacientes registrados no Sistema de Informações do Câncer, não tiveram o primeiro tratamento nesse período.

Além disso, há outro problema que precisa ser solucionado: a demora para o diagnóstico ser feito. Isso ocorre porque pacientes demoram meses para conseguir marcar consultas e fazer e exames no sistema público de saúde.

Essa demora causa ansiedade e tensão no paciente e gera até mais custos porque a doença acaba sendo descoberta em estágios mais avançados e o tratamento se torna mais caro para o sistema de saúde. Além disso, sabemos que o diagnóstico precoce é importante para o sucesso do tratamento do câncer. Por isso, é importante que esses problemas sejam resolvidos.

Confira o comentário completo de Fernando Maluf: