Desempenho dos organizadores da Copa pode influenciar eleições?

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2014 19h50

Manifestantes protestaram no Rio de Janeiro contra a Copa do Mundo

Folhapress Protesto contra a Copa do Mundo no Rio de Janeiro

Nêumanne, o que é que os ingleses estão esperando do desempenho admnistrativo da Copa no Brasil?

Olha, há um grande temor do governo de que manifestações na Copa do Mundo venham a prejudicar o desempenho da presidente Dilma Rousseff na sua campanha para a reeleição ao cargo mais importante político de poder do país.

O jornal Financial Times aponta nessa direção, mas em outra que deveria preocupá-los mais, que é o seguinte: o Brasil está sendo submetido a uma prova muito difícil e não parece estar se saindo bem, que é a prova da organização, da construção dos equipamentos, da rede de transportes dos torcedores entre os estádios – o que inclui aviões, aeroportos e a chamada mobilidade urbana, etc.

A matéria do Financial Times se refere às manifestações ocorridas contra a Copa das Federações em junho do ano passado. Na verdade, se é verdade que muita gente tomou as ruas e reclamou da Copa, isso não tem acontecido este ano, o ano da Copa, não tem havido grandes manifestações contra a Copa.

Eu, particularmente, como observador, gostaria de chamar atenção para o impacto que o eventual fiasco da organização da Copa no Brasil – inclusive, servindo de antecipação para fiasco semelhante na Olimpíada do Rio de Janeiro daqui a 2 anos – venha realmente a interferir no cenário político. Não é improvável, não. E é muito improvável que esse fiasco aconteça.

Os ingleses do Financial Times se referem aos problemas nas obras dos estádios, inclusive no estádio de São Paulo, do Corinthians, com muitas mortes, muitos acidentes de trabalho mortais, fatais. Além disso, as obras de mobilidade urbana simplesmente não existem e os aeroportos estão em condição de petição de miséria.

Então, não se trata de misturar isso com o desempenho da Seleção, o desempenho do time brasileiro em campo não tem nada a ver com o desempenho dos organizadores da Copa. É bom que não se fique esperando que a Seleção, com um título eventual, venha a salvar o […] da organização na hora do eleitor raciocinar sobre em que presidente votar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.