Dilma dispõe de instrumentos válidos para combater a corrupção?

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2014 17h46
  • BlueSky

Pergunta: Nêumanne, a Dilma Rousseff e os governantes em geral dispõe de instrumentos válidos para combater a corrupção?

Resposta: Meu amigo ouvinte da rádio Jovem Pan, a semana começa com o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, entregando seu cargo à presidente Dilma Rousseff. Ele é daquele tipo que sai atirando e criticando publicamente, na segunda-feira, a falta de fiscalização nas empresas estatais, especialmenrte as de economia mista, como é o caso da Petrobras.

Segundo ele, que chefiou nesses últimos anos a CGU, a instituição tem poucos instrumentos para fazer o controle dessas empresas. Na véspera do dia internacional contra a corrupção, que se celebra nessa terça-feira, nós pudemos dizer que há muito discurso a favor do combate a corrupção e muito pouca prática.

O Hage diz que a CGU não tem pessoal, não tem recursos para combater a corrupção, mas, sobretudo, não tem apoio. Não tem apoio legal. Por exemplo, a Petrobras é autorizada por lei, lei, alías, do governo Fernando Henrique, que praticamente isenta de fazer licitação. Por causa disso, faz muito pouco caso do que as auditorias do Tribunal de Contas da União, que é um órgão de assessoria do Congresso, não da justiça, aponta. Daí a grande roubalheira na Petrobras e em todas as estatais.

O ministro sai fazendo um balanço positivo, mas nós sabemos que este é o tipo de otimismo do funcionário público. De qualquer maneira, nós devenos prestar atenção no que ele diz porque o que ele diz expressa a dificuldade que há de haver qualquer tipo de controle dos órgãos públicos para a roubalheira institucionalizada em todos os setores.

O ministro lembrou, inclusive, que a CGU instaurou processos administrativos para investigar cerca de 20 dirigentes, ex-dirigentes e empregados da Petrobras, além de 9 empresas que fizeram negócios com a estatal. Nada, portanto, adiantou. Com todo esse alerta da CGU nós sabemos o que aconteceu com a Petrobras. Será que o que ele falou vai ser ouvido por nossa elite política e alguma coisa vai acontecer pra corrigir isso?

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.