É deplorável o que aconteceu na Arena do Grêmio

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2014 16h10
  • BlueSky

Nêumanne, esse caso de racismo contra o goleiro do Santos, Aranha, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, traz alguma novidade para ser debatida nesse quadro grotesco de xingamentos de torcedores que não tem a mínima tolerância em nada?

Olha aqui, eu sou uma pessoa insuspeita para falar do caso do goleiro Aranha, que foi xingado por torcedores do Grêmio, na Arena do clube e gaúcho, em Porto Alegre, no jogo do seu time, o Santos, porque eu sou contra qualquer tipo de preconceito.

Para mim, todo ser humano é igual ao outro, seja qual foi sua credo, seja qual for sua raça, e na questão racial, é até um absurdo científico, está mostrado que não existe “raça”, do ponto de vista genético.

Então é deplorável o que aconteceu na Arena do Grêmio, tem que ser punido, o clube tem que ser punido, a torcedora que foi flagrada pela TV tem que ser punida, mas é preciso que nós meditemos sobre algumas coisas em torno da represália que a moça sofreu. Ela perdeu emprego, ela foi expulsa dos quadros do Grêmio, ela foi proibida de frequentar o Estádio.

Talvez tenha sido, digamos, uma punição desproporcional, pra usar a linguagem dos juízes de futebol, né? Mas, de qualquer maneira, quem tá na chuva é pra se queimar, como dizia Vicente Matheus, pode até ter sido que ela tenha ido no embalo da torcida, mas dançou.

Agora, represálias, as pessoas que foram lá jogar pedra trazem uma novidade que precisa ser debatida no Brasil, que é essa transformação das redes sociais em muros de fuzilamento, em ruas de linchamento, as pessoas são linchadas, inclusive uma lá no Guarujá, não sei se vocês se lembram, por causa de mentiras que circularam na rede social.

Mesmo quando o caso é verdade, como no caso dessa moça, a Patrícia, de 23 anos, mesmo assim é um absurdo o que aconteceu com ela e o mínimo que se pode esperar num caso desse, é que as pessoas que agiram dessa forma grosseira e grotesca contra ela, sejam punidas da mesma forma que ela está sendo.

Eu até concordo com Vanderley Luxemburgo, técnico do Flamengo, que disse que no futebol é comum esse tipo de xingamento para desestabilizar o adversário, pois então ela tá certo, no tempo do Pelé se usava muito, pois então que encontrem outro jeito de desestabilizar o adversário, não xingando por causa da sua raça, da sua cor.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo