Entre 2009 e 2013, câncer foi 2ª causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2017 08h02
Valter Campanato / Agência Brasil Leito de hospital Leito de hospital

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostra que o câncer foi a segunda causa de morte em adolescentes e jovens adultos de 15 a 29 anos, entre 2009 e 2013, ficando atrás apenas de “causas externas”, como acidentes e mortes violentas. Em relação à incidência, os carcinomas do trato geniturinário, ou seja, nos aparelhos genital e urinário, atingiram 41,28 por milhão de mulheres entre 15 e 29 anos e o tumor de colo de útero é o principal deles.

O aparecimento desse tipo de tumor nesse grupo de mulheres pode estar ligado à falta de prevenção. O câncer de colo de útero está relacionado à infecção por HPV (papilomavírus humano) e a transmissão desse vírus ocorre principalmente na relação sexual. A prevenção deve ser feita com a vacina contra o HPV, uso de preservativo na relação sexual e o exame Papanicolau.

A vacina para meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 12 a 13 anos está disponível no SUS e deve ser tomada em duas doses num intervalo de 6 meses entre cada uma.

O Ministério da Saúde também recomenda que as mulheres façam o exame Papanicolau a partir dos 25 anos de idade para as que já tiveram ou têm atividade sexual.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.