Fazer com que o cão só se alivie fora de casa pode não ser boa ideia
O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre o melhor lugar para seu cão fazer suas necessidades.
Muita gente pede ajuda para ensinar os cachorros a fazerem as necessidades só do lado de fora de casa. Apesar de ser uma ideia bacana, que vá facilitar o convívio com o cachorro, eu costumo não aconselhar esse tipo de treinamento. Eu sugiro o oposto.
Eu faço isso porque têm muitas pessoas que acabam percebendo que foi uma péssima ideia fazer com que o cão só se alivie do lado de fora de casa ou durante um passeio. Quando o cachorro passa mal, por exemplo, ele vai ficar sofrendo esperando o momento de passear. Ou ele pode fazer cocô e xixi pela casa porque não tem um local certo.
Outro problema é que às vezes aparece algum imprevisto e a gente não consegue voltar para casa no horário que o cachorro está acostumado. A situação acaba ficando mais grave quando o cão fica velhinho e vai ter que fazer as necessidades mais vezes.
Por isso, eu recomendo que se tenha um banheirinho para o cachorro dentro de casa e, de vez em quando, recompensá-lo por fazer as necessidades lá, para que sempre seja uma possibilidade quando ele estiver passando mal, ou quando você estiver atrasado ou ainda quando ele estiver velhinho e não conseguir segurar por muito tempo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.