Joseval Peixoto se emociona ao falar de Seo Tuta
No encerramento do Jornal da Manhã desta terça-feira, o âncora Joseval Peixoto se emocionou ao comentar o aniversário de 84 anos e a importância de Seo Tuta, ex-presidente da Jovem Pan. (Ouça no final do áudio acima)
Antes, Joseval faz um depoimento pessoal sobre Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Seo Tuta, essa “figura fantástica do rádio, da televisão e do jornalismo brasileiro”.
Joseval se considera um centroavante da casa conduzida pelo Tuta. Eles estão juntos desde julho de 1966, em meio à Copa do Mundo da Inglaterra.
A velha “Rádio Panamericana” estava praticamente morta. Tuta assumiu o comando, mudou o nome para Jovem Pan e ali “começamos do nada, sem nem patrocinador”.
A cobertura do evento esportivo se deu junto à Rádio Piratininga.
Começou, depois, um programa jornalístico de manhã, o JP Opinião. “Nunca a nenhum jornalista desta casa foi feita qualquer advertência ou observação sobre os comentários feitos”, relata Joseval.
Na época da morte de Che Guevara em plena Ditadura, por exemplo, Joseval conta ter ido “além da linha limite” e o jornal ficou suspenso por 48 horas.
O slogan “família é o berço de todo” e o programa “JP pela vida e contra as drogas” foram outras criações de Tuta e equipe.
Na eleição de Jânio Quadros contra FHC e de Luiza Erundina contra Maluf, a Jovem Pan foi a primeira a captar a virada.
Foi Tuta quem decidiu criar as 24 horas de programação sobre Cristo na Sexta-feira da Paixão. Joseval conta que captou áudio de igrejas “crentes” para ilustrar o espaço, reservado a padres e ao estudo da Bíblia.
Quando não passava sequer na televisão, a Jovem Pan foi pioneira na cobertura de Carnaval do Rio de Janeiro.
“O que me impressiona nisso tudo é o ato de coragem deste homem”, disse Joseval. “Além disso, a sua forma de estar sempre aqui conosco, todas as manhãs, terminado o jornal, a gente caminha pelo corredor da rádio, já encontra-se com Seo Tuta ingressando às 9h30. Essa é a grande falta que Seo Tuta está fazendo.”
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.