Mais de 7,5 mil pessoas dedicam-se ao voluntariado todos os anos

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2016 10h46
ONU prédio

A Organização das Nações Unidas define como “voluntário” aquele jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal ou espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, sejam elas organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.

No dia 05 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. A data foi criada pela ONU, que também tem um programa de voluntários criado em 1971.

Todos os anos, mais de 7,5 mil pessoas de mais de 170 nacionalidades atuam no programa em mais de 140 países. Os voluntários atuam na promoção de direitos humanos, em ações de melhorias nas condições de saúde, em situações de emergência entre outros.

Na área de saúde, o voluntário tem papel muito importante. Hoje, diversos hospitais brasileiros possuem grupos de voluntários que atuam com os pacientes que estão em tratamento de diversas doenças, como por exemplo, o câncer. Eles proporcionam mais conforto aos pacientes, porque deixam o ambiente hospitalar mais humanizado e oferecem também apoio e ajuda aos familiares.

Confira: