Mensalão, Caso Celso Daniel e petrolão são um escândalo só

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2015 17h29
Amanda Oliveira/ GOVBA Prisão

Pergunta: Na comemoração dos dez anos do começo do processo do mensalão, este, realmente, se tornou um marco na luta contra o começo do fim da impunidade no Brasil?

Resposta: Pois é, completaram-se dez anos que começou o processo de um grande caso, um grande escândalo de corrupção no Brasil, que ficou conhecido como mensalão, apelido que foi dado pelo delator do escândalo, Roberto Jefferson, que acaba de sair da prisão e até se casar.

A questão é a seguinte: acabou mesmo a impunidade no Brasil? Olha, eu diria que, no mínimo, há muitas controvérsias. A primeira coisa a dizer é o seguinte: o mensalão levou muita gente boa pra cadeia de forma inesperada. Os figurões do PT, José Dirceu, José Genoíno, banqueiros, etc..

Só que na cadeia, mesmo, neste momento, estão: o empresário lá de Belo Horizonte, que era chamado de operador, o Marcos Valério Fernandes, a banqueira Kátia, e mais alguns publicitários e empresários. Político pesado, mesmo, tá todo mundo em casa, cumprindo a chamada “prisão domiciliar”. Agora, isso aí ainda não é tudo.

Por que, afinal de contas, mesmo a prisão domiciliar é uma pena a ser cumprida. O problema maior que eu vejo em decretar o fim da impunidade, é que para pagar chantagem e para continuar com a compra de apoios para o governo nas legendas menores, foi inventado um novo esquema que, na verdade, é apenas uma adaptação do mensalão, que é o chamado petrolão.

E o petrolão esteve em funcionamento até recentemente, se é que se pode dizer que acabou né. Na verdade, o petrolão, apesar de começarem a sair as condenações de alguns dos seus principais operadores, ainda está sob suspeita, por que tem gente recebendo propina neste exato momento, conforme o próprio juiz Sérgio Moro, que está tomando conta desse julgamento já afirmou. Na verdade, não existiu mensalão e petrolão e nem caso Celso Daniel, é um escândalo só. Que podemos chamar, talvez, de “petelão”.

É um escândalo que foi feito na administração do PT e do PMDB, de uma forma institucionalizada e permanente. Então, digamos que, em termos se pode falar no fim da impunidade no Brasil. Em termos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.