Mulheres em quimio ou radioterapia podem ter ressecamento vaginal

  • Por Jovem Pan
  • 24/05/2017 08h36
Reprodução Quimioterapia

Entre os efeitos colaterais que as mulheres podem ter durante o tratamento com quimioterapia e radioterapia está o ressecamento vaginal. Isso acontece porque algumas drogas usadas inibem a produção de estrogênio que é responsável pela lubrificação da vagina.

A mulher pode ter ausência de lubrificação; sentir irritação, queimação e coceira, e pode haver uma diminuição da elasticidade da vagina. Esses efeitos podem tornar as relações sexuais dolorosas e podem até atrapalhar atividades rotineiras como sentar-se.

Os sintomas desaparecem após o fim do tratamento e para amenizá-los durante a fase de quimioterapia ou radioterapia, algumas medidas podem ser adotadas. O oncologista pode receitar, por exemplo, algum tipo de hidratante vaginal para diminuir o ressecamento.

Mas, atenção! O uso de óleos perfumados, lubrificantes ou produtos que contenham vaselina é proibido porque podem causar irritação da mucosa vaginal e até infecções. Por isso é fundamental conversar com o seu médico, só ele pode indicar o que poderá ser usado.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.