O Brasil já foi visto como o país da moda; agora é o país da crise

  • Por Caio Blinder/ JP Nova Iorque
  • 30/03/2016 15h15
  • BlueSky
Manifestantes se concentram na Esplanada dos Ministérios Wilson Dias/Agência Brasil Confira imagens do protesto contra o governo pelo Brasil neste domingo

Meus ouvintes aqui na Jovem Pan sabem da frequência de um assunto em meus boletins e conversas na rádio: a péssima imagem do Brasil no exterior. Facílimo de explicar com o aprofundamento da crise política e econômica.

E o essencial relatório trimestral feito pela agência de comunicação Imagem Corporativa confirma de modo quantitativo esta baixa qualidade das percepções sobre o Brasil em alguns dos mais influentes jornais do mundo. O relatório acaba de ser divulgado Vamos lá:

De acordo com o relatório, ao longo do ano passado, continuou a erosão da imagem negativa no exterior, iniciada em 2014, logo após a Copa do Mundo. Mas no quarto trimestre de 2015 foi simplesmente um desastre em razão de tudo o que os brasileiros estão esgotados de saber: as novas revelações das investigações da Operação Lava Jato, protestos de rua exigindo o afastamento da presidente Dilma Roussef, a deterioração dos indicadores da economia, a tragédia ambiental em Mariana e a proliferação do vírus Zika.

Aliás, como eu disse aqui na Jovem Pan, citando uma manchete do jornal espanhol El País: era o que faltava, o mosquito. Então, o resultado de tudo isto, culminando com o mosquito, é uma inversão do quadro observado em 2009, quando o Brasil era visto como a mais promissora das economias emergentes.

De acordo com o estudo, 2015 foi “um ano para se esquecer”. O retrato do Brasil como uma nova potência, economia emergente de destaque e líder hemisférico se desfez tão rapidamente quanto apareceu.

Do indice de percepção, constam nove jornais americanos, latino-americanos e europeus. Foram examinadas 1908 reportagens e no resultado acumulado de 2015, 72,3% delas com teor negativo. Apenas, 27,7% com teor positivo.

O Brasil já foi visto como o país da moda, agora é o país da crise. Quero, porém arrematar com um ponto: um tema constante nas reportagens internacionais é o reconhecimento de que as instituições democráticas são sólidas e o trabalho da Operação Lava Jato mostra um amadureicmento de um país cada vez mais transparente.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.