Por que Temer não peita Renan Calheiros?

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2017 12h59
Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente Michel Temer na cerimônia de posse da nova presidente do STF, ministra Cármen Lúcia (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil Renan Calheiros e Michel Temer - ABR

Por que o presidente Michel Temer não peita Renan Calheiros?

A Presidência de Temer é marcada por recuos e um certo medo de comprar brigas. Então ele assiste calado há semanas a uma escalada verborrágica e intimidatória do ex-presidente do Senado, ex-todo-poderoso e eterno cacique de Alagoas, Renan Calheiros.

Renan não prima pela sutileza na ofensiva e usa as redes sociais, a tribuna no Senado e a imprensa. Renan quer mais cargos, mais espaço no governo e a recuperação de certo poder perdido ao deixar a Presidência do Senado. Além disso, o senador sabe que ele e seu filho, Renanzinho, não terão vida fácil em 2018 para se reelegerem. Então forçam a porta na tentativa de obterem benesses do governo federal, algo que está acostumado a fazer desde o governo Collor.

Para um presidente extremamente impopular como Temer, marcar a diferença, estar em campo oposto ao de Renan e responder à altura seria uma rara chance de fazer sucesso com a sociedade. Além disso, não vai demorar até que Renan enfrente outras agruras, semelhantes à de Eduardo Cunha, com a Lava Jato, por exemplo.

Então, por que Temer fica tão calado?

A atitude do presidente e a tibieza na resposta a ataques tão virulentos ajudam a piorar a imagem de Temer, além de passar ao público a impressão de que ele tem, sim, algo a temer.

Renan não está nem aí para as reformas . O que ele quer é acossar um aliado quando contrariado.

Ouça o comentário AQUI.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.