Que tal a presidente se incomodar com os passageiros brasileiros de aeroportos, e não estrangeiros?

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2014 16h42

Nêumanne, a presidente Dilma Rousseff tem razão quando diz que os aeroportos brasileiros estão prontinhos para a Copa do Mundo?

Olha, eu confesso que quando li essa declaração da presidente… E eu tenho evitado, o possível, ver a presidente, apesar de ser muito difícil, porque ela tá sempre na televisão. Ao contrário dos candidatos da oposição que só aparecem no programa eleitoral deles.  Pois é, mas andei lendo em algum lugar que a presidente disse que os aeroportos brasileiros estão prontos para a Copa. Bom, vamos fazer as contas, né? A Copa vai ser o que? Junho e julho de 2014. Bom, e o resto da vida, que tal? Que tal a presidente se incomodar um pouquinho com os passageiros brasileiros e  não estrangeiros que circularão nos aeroportos do país depois que a Copa acabar?

Não houve uma preocupação muito grande do governo, por exemplo, em garantir uso para as arenas multimilionárias que ficarão às moscas depois da Copa. Agora, os aeroportos vão ser usados, então, vamos convir que eles precisam ser cuidados não para a Copa, mas para o uso rotineiro do cidadão.

É muito provável que a presidente não entre num aeroporto há muito tempo. Ela usa o aerolula, então, ela entra e sai direto da pista em carros cercados por sirenes, etc. Mas também eu não posso dizer que da última vez que ela usou, mesmo que tenha sido no século passado, ela tenha encontrado um aeroporto ruim. Bom, o aeroporto é ruim no Brasil muito antes da presidente assumir cargos no governo. É preciso dizer isso também em justiça ao Lula e a ela, em justiça ao Fernando Henrique, que é o antecessor dos dois; e também por culpa dos três.

Os aeroportos brasileiros estão entre os piores do mundo para a Copa, para depois da Copa, para a Olímpiada do Rio em 2016. E a presidente não vai tapar o sol  com a peneira. Eu acho até arriscado ela dizer isso, que esses aeroportos estão bons, porque cada vez que um de nós for ao aeroporto, podemos todos nos lembrar das declarações dela, que ela achou os aeroportos uma beleza.

A presidente talvez não tenha frequentado muito Congonhas ou Guarulhos. Principalmente, o Galeão. Guarulhos já foi considerado o pior aeroporto do mundo em recente avaliação, mas a presidente não leu essa avaliação, claro. Ela tem quem filtre as notícias. Já que a presidente está fazendo tanta questão que os aeroportos estejam bons para os turistas viajarem no Brasil durante a Copa, talvez seja o caso de reformar todos depois da Copa, já que pra Copa não dá mais.