Querem culpar o ex-presidente Fernando Henrique por tudo; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 11/02/2015 19h40

Pergunta: Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, é acusado de ter mudado a regra para os contratos com as empreiteiras que formaram o cartel. Então, esta seria a verdadeira origem do Petrolão?

Resposta: Vinte em cada dez petistas que querem defender o PT no escândalo da Petrobrás dizem que tudo o que aconteceu na Petrobrás se deve a um decreto do ex presidente Fernando Henrique que flexibiliza, digamos assim, as concorrências na Petrobrás.

Isso já foi explicado que foi feito para não dificultar a capacidade ágil de negociação de uma empresa que compete com grandes companhias internacionais. No entanto, os petistas insistem nisso. Agora aparece um novo ex gerente da Petrobrás, no caso ex gerente jurídico da diretoria de abastecimento, chamado Fernando de Castro Sá, que informou, em depoimento à Força Tarefa da Lava Jato, que o ex diretor de serviço, Renato Duque, desrespeitou procedimentos internos de contratação, favorecendo empreiteiras do cartel, denunciadas por desvios de corrupção.

No depoimento, que foi prestado no dia 7 de janeiro e antecipado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, Castro Sá disse que desde 99 a Petrobrás seguia as regras do manual de procedimentos contraturais (MPC).

Segundo o ex gerente jurídico – e é uma fonte bastante autorizada para dizer isso, vamos convir – essas regras foram alteradas entre 2003 e 2011, por interferência de Duque e da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), culminando com a transferência total das responsabilidades para se fechar os termos dos contratos do setor jurídico, subordinado a presidência da empresa para o setor de materiais ligado à diretoria de serviço.

Quer dizer, arrume outra desculpa os meus queridos amigos petistas que tanto procuram culpar o Fernando Henrique por tudo, até pela traição de judas iscariotes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.