Se deram muito mal o PT e o TCU; saiba o motivo

  • Por Jovem Pan
  • 16/02/2015 13h36

Pergunta: O que é que tem a ver Henrique Pizzolato com essa lambança do Tribunal de Contas da União querendo infruir nas delações premiadas da Operação Lava Jato, que devassa a roubalheira na Petrobras, vulgo Petrolão?

Resposta: Logo depois de ter pedido a exoneração de José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, o ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, escreveu no Twitter o seguinte: “Ajuda à memória coletiva: pesquisem sobre uma controvertida decisão do Tribunal de Contas da União de junho e julho de 2012, pouco antes do início do julgamento da Ação Penal 470”.

A ação penal 470 é o mensalão e o pessoal do “O Antagonista”, portal de Mario Sabino e Diogo Mainardi, esclareceu que Joaquim Barbosa está relacionando a tentativa dos petistas de reescrever o episódio dos milhões desviados do Banco do Brasil por meio de Visanet para o esquema do mensalão.

Agora há essa instrução normativa redigida no Palácio do Planalto, que eu comentei neste domingo de Carnaval, redigida pelo seu advogado-geral da União Luis Inácio Adams e aprovada pela unanimidade no Tribunal de Contas da União. É que o PT usou sua força no Tribunal de Contas para tentar decidir através dele que o dinheiro do Banco do Brasil roubado pelo Pizzolato era privado. Visanet era em um cartão privado e não público o dinheiro do Banco do Brasil. Se deram muito mal o PT e o TCU.

A manobra foi contida a tempo pelo Ministério Público Federal, que agora atua em duas frentes: primeiro está tentando trazer o Henrique Pizzolato, que está preso na Itália, cuja justição não apenas avaliou, mas confirmou a decisão do Supremo da existência do Mensalão, como também está denunciando a tal instrução normativa que faz do Tribunal de Contas o analista dos acordos de leniência entre o Estado brasileiro e as empreiteiras para livrar a cara dos superiores, dos ladrões da Petrobras.

Como conclui o “Antagonista”, o que Joaquim Barbosa quis dizer é que os crimes mudam, mas o modus operandi dos petistas continua sendo o mesmo. Vamos deixar isso acontecer de novo? Espero que Rodrigo Janot não deixe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.