Vem Terceira Guerra Mundial aí?
Vladimir Putin vive em estado de negação. Nega agressão na Ucrânia, nega que seus agentes cibernéticos estejam praticando hacking na campanha eleitoral americana e nega que seus aviões estejam cometendo crimes de guerra ao bombardear a cidade síria de Aleppo em ritmo de terra arrasada.
E eu prefiro ficar em estado de negação diante das advertências do chefe de propaganda de Putin. O nome do sujeito é Dmitry Kiselyov. No seu programa na televisão russa, ele advertiu que se a aviação americana bombardear as forças da ditadura de Bashad Assad, apoiadas por Moscou na guerra civil, poderá ser o início da Terceira Guerra Mundial. Na expressão do chefe de propaganda, “comportamento brutal” contra a Rússia pode resultar em “dimensões nucleares”.
Chefe de propaganda faz guerra de propaganda. Esperamos que fique nisso, mas Putin é especialista em atuar em uma zona cinzenta de realizar agressões e de negá-las com a maior cara de pau. Na Síria, são dias muito tensos. mas Putin sabe que Barack Obama não fará nada muito rigoroso semanas antes das eleições americanas para alterar de forma dramática o que aconteceu desde o ano passado,
A vigorosa intervenção russa deu sobrevida à ditadura Assad. Existe um jogo cansativo de suspender e reiniciar negociações, mas não há nada para fazer de muito significativo para alterar a realidade. Houve retração americana e os russos dão as cartas na Síria.
Mas existe uma escalada de tensões e de certa forma a Síria se tornou um ponto quente como a Ucrânia. Putin atua em várias frentes e com todo tipo de aliado. Ele agora apara as arestas com o ditador turco Recip Erdogan, formalmente integrante da Otan, a aliança militar ocidental, e também com Jules Assange, o homem do WIkileaks, com ambos fazendo o servico sujo para Donald Trump, através do vazamentos de e- mails da campanha de Hillary Clinton.
As respostas americanas envolvem alguns acenos de sanções simbólicas e promessas de investigações de crimes de guerra dos russos em Aleppo, isto em coordenação com aliados europeus, a destacar a França. Putin dá os ombros para estas ameaças.
Segue com sua guerra de verdade e de mentirinhas e por mentirinha eu quero dizer desinformação hoje copiada por um perigoso pateta chamado Donald Trump.
Vem Terceira Guerra Mundial aí? Não, mas estúpidos desencontros ou falhas de comunicação podem gerar horríveis complicações. De resto, Putin é um homem de paz, Acaba de ganhar o Nobel alternativo de Nicolás Maduro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.