Venina Velosa da Fonseca foi infeliz

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2014 17h45

Pergunta: Nêumanne, em que o depoimento da ex-assessora de Paulo Roberto Costa muda o destino da Operação Lava-Jato?

Resposta: Até o último fim de semana, era possível a senhora Graça Foster ir às Comissões Parlamentares de Inquérito e mentir, mentir descaradamente. Era possível o senhor José Carlos Cosenza, o substituto de Paulo Roberto Costa, ir e mentir. Era possível mentir pra Dilma e a Dilma nos mentir, agora ficou difícil.

O depoimento da geóloga Venina Velosa muda completamente as coisas, ela foi uma assessora importante do Paulo Roberto por 4 anos e quando descobriu todas as falcatruas promovidas pelo chefe tentou denunciar. Tentou denunciar pra Graça Foster, tentou denunciar pro Cosenza, antes disso tentou denunciar pro Paulo Roberto Costa e, evidentemente, Venina Velosa da Fonseca foi infeliz.

Depois que ela denunciou as irregularidades, foi afastada, foi mantida em Singapura, na Ásia, teve o salário cortado em cerca de 40%, passou anos e anos tentando se curar de uma doença que ela tinha e não conseguiu, ou seja, ela foi tratada de uma forma tão indecente que se isso fosse um país que tivesse uma democracia digna desse nome, que tivesse o tratamento de operário e trabalhor digno, decente, já teria gente presa porque a resposta da Petrobras em nota oficial só confirma o que ela disse.

A Petrobras não desmente nada do que Venina disse e tenta desqualificá-la a partir da denominação, a geóloga que era diretora técnica da Petrobras é tratada como empregada, não é […] de ninguém ser empregada, mas usar esse termo pra tentar desqualificar é um absurdo que não podia ser concebido com essa conversa socialista do governo Dilma.

Então a verdade é a seguinte: se houvesse o mínimo de interesse de investigar a Petrobras, ela já devia ter mandado trazer de volta a Venina e ter conversado pessoalmente com ela. Venina foi submetida a vexames como denunciar ladrões e depois ser obrigada a se reunir com eles nas Comissões que ela pedia para investigar.

É uma vergonha o que acontece com os conhecimentos que nós passamos a ter depois dos depoimentos que o Valor Econômico está publicando de Venina, é uma vergonha irreparável.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.