Jovem Pan
Publicidade

Doenças crônicas não transmissíveis são causa de mais de 70% das mortes dos brasileiros

A hipertensão, os problemas na coluna, o acidente vascular cerebral, o colesterol alto e as moléstias cardiovasculares são os principais problemas de saúde no país. Consideradas crônicas não transmissíveis, juntas, são a causa de mais de 70% das mortes dos brasileiros.

Publicidade
Publicidade

Com base em entrevistas domiciliares, pesquisa realizada pelo IBGE estima que há mais de 31 milhões de hipertensos no Brasil. O cardiologista Nabil Ghorayeb adverte que a hipertensão é silenciosa e, por essa razão, toda pessoa precisa fazer medições regulares.

*Ouça os detalhes no áudio

O sedentarismo nos dias atuais é considerado um dos principais fatores para o aumento nos números de doenças crônicas não transmissíveis. Falando a repórter Cris Santos o clínico geral Alfredo Salim Hélito salientou que a cultura moderna acaba agredindo a saúde das pessoas.

Outro fator agravante é a alimentação: muitas pessoas não fazem as refeições diárias de forma regrada e deixam de consumir frutas e verduras. Segundo a nutricionista Maria Cecília Corsi, esse costume causa a ansiedade que provoca as más escolhas de alimentos à mesa.

Ainda segundo informações do IBGE, 11 milhões de brasileiros adultos foram diagnosticados com depressão. Doença relacionada diretamente com o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Publicidade

Publicidade