Jovem Pan
Publicidade

Outono atípico pode levar a casos de dengue e leptospirose



Publicidade
Publicidade

Alfredo Salim Helito, consultor Jovem Pan, médico de família e clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês, alerta que este é um outono especial, uma vez que veio depois de um verão seco com pouca chuva e muito calor.

Em meados de março, o Governo estava comemorando a diminuição de 80% dos casos de dengue, porque choveu pouco. Mas, agora, quando começar a chover um pouco mais, vão voltar os casos de dengue. Aumentam os riscos também de leptospirose, principalmente, além de hepatite A e até hepatite B, com a possibilidades de enchentes.

Automedicação

Por isso, é preciso tomar cuidado com a automedicação. Os antialérgicos são de praxe, uma vez que as alergias e as doenças de cunho infecto-contagioso se manifestam mais fortemente no outono, como Salim já falou em vídeo à Jovem Pan.

Porém, a pessoa pode tratar-se com remédios sintomáticos, achando que está com uma simples tosse ou mal estar passageiro e, na verdade, estar com dengue ou leptospirose, por exemplo. Assim, o indivíduo pode retardar o tratamento de uma doença que é totalmente curável. Se o diagnóstico for tardio, porém, pode levar até ao óbito.

Por isso, vale a pena ficar atento.

Publicidade

Publicidade