Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera no RS

  • 13/06/2018 20h13
Janine Moraes/Agência CâmaraInstituto entrevistou 1.540 pessoas no estado e avaliou as respostas em três cenários diferentes para o 1° turno

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira um levantamento sobre a corrida pela presidência da República.

Foram entrevistadas 1.540 pessoas no estado do Rio Grande do Sul apenas.

Eles testaram 3 cenários de primeiro turno: o primeiro com Fernando Haddad, o segundo com Lula e o terceiro sem nenhum petista.

No primeiro, Jair Bolsonaro lidera com 29,4 por cento. Marina Silva e Ciro Gomes estão empatados em segundo com 9,9 por cento. Manuela D’Ávila tem 7,9, Álvaro Dias tem 7,4 e Geraldo Alckmin, 5,2. Haddad tem apenas 1,6 por cento.

No segundo cenário, Bolsonaro continua na liderança com 28, 1, seguido por Lula, que tem 20,5. Ciro, Marina e Álvaro Dias estão tecnicamente empatados, com pouco menos de 7 por cento. Alckmin aparece com 4 e meio e Manuela, 4,4.

No terceiro e último cenário, Bolsonaro tem 29 e meio por cento, seguido por Marina e Ciro, empatados com pouco mais de 10 por cento. Nesse recorte, Manuela tem 8, Álvaro Dias 7 e meio e Alckmin, 5.

No 3 em 1 desta quarta-feira, 13, Patrick Santos mediou um debate entre Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira.

Vera diz que esse desempenho fenomenal de Bolsonaro se repete em toda região Sul e parte do Centro-Oeste. Já Andreazza fez a seguinte análise: segundo ele, Geraldo Alckmin está emparedado e isso decorre da ascensão de Jair Bolsonaro e do crescimento de Álvaro Dias. Madureira, por sua vez, afirmou que o estado do Rio Grande do Sul tem características muito próprias e essa pesquisa pode estar refletindo isso.