Jovem Pan
Publicidade

46% dos professores brasileiros não têm formação nas disciplinas que lecionam

Sala de aula

46% dos professores do Ensino Médio no Brasil não têm formação específica nas disciplinas que lecionam. A informação é de um levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, a partir de dados do Censo Escolar de 2015.

Publicidade
Publicidade

Em muitos casos, os profissionais possuem graduação em uma determinada matéria, mas acabam dando aulas em outras disciplinas, da mesma área.

A substituição é comum em Física, onde apenas 27% dos professores têm formação específica e a maioria dos profissionais é graduada em Matemática.

O problema também é recorrente em Sociologia, Filosofia e Artes, que possuem baixos índices de docentes habilitados.

O gerente-geral do movimento Todos Pela Educação, Olavo Nogueira, explicou que o uso de professores não graduados compromete a qualidade do ensino.

Olavo Nogueira acrescentou que a falta de professores no mercado de trabalho faz com que os colégios usem o mesmo profissional em mais de uma disciplina.

A educadora Maria Stella Graciani, da PUC de São Paulo, explicou ao repórter Vitor Brown que o problema é a falta de valorização da carreira docente. Segundo a educadora, o déficit de professores atinge tanto escolas particulares como a rede pública de ensino.

Os Estados com menores índices de professores graduados são Mato Grosso e Bahia, enquanto Paraná e Distrito Federal apresentam os melhores resultados.

Confira:

Publicidade
Publicidade