Jovem Pan
Publicidade

Parlamentares se articulam para minimizar cobrança do Funrural

PR - COLHEITA/HORTALIÇA - ECONOMIA - Trabalhadores rurais aproveitam a trégua das chuvas para colher acelga em propriedade rural em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná. Na foto, trabalhador rural corta, retira e coloca na caixa a hortaliça para ser carregada, levada até o caminhão 06/06/2017 - Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Publicidade
Publicidade

Dois projetos em tramitação no Senado e Congresso buscam evitar a negativação dos produtores.

A cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal há pouco mais de três meses. O vai e vem envolvendo o Funrural desde 1971 deixou muito produtor confuso em relação ao que terá que fazer daqui pra frente. A decisão do STF determina que 2,1% do valor total da nota fiscal deve ser descontado e destinado à Previdência Social dos trabalhadores rurais.

O problema é que, em 2010, o STF concedeu suspensão da cobrança para um caso isolado. Apesar dos apelos, a obrigação do recolhimento nunca foi retirada por completo. Para compreender melhor quais são as discussões sobre o Funrural e quais projetos tramitam no Congresso para tentar aliviar a situação dos produtores, confira o programa A Hora do Agronegócio deste domingo (23), no áudio acima.

Publicidade
Publicidade