Confira alguns dos principais carnavais pelo mundo

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2017 15h28
  • BlueSky
Divulgação Carnaval internacional de Mazatlán

Programa dedicado ao Carnaval pelo mundo. Cada cultura comemora essa festa de maneira diferente em diversas partes do planeta. Ouça o programa completo AQUI.

Veneza, na Itália, tem um dos carnavais mais famosos e tradicionais. Mais requintado e discreto, a festa na cidade não deixa de ser alegre e sensual. Com as gôndolas e cenário romântico, o carnaval veneziano tem seu maior símbolo nas máscaras, uma mais original e sofisticada que outra.

As máscaras eram utilizadas por até oito meses e tinham um significado maior que o atual, em que criavam um vínculo com o divino e o demoníaco. Além das festas de ruas e desfiles de máscara, a cidade tem tradicionais bailes e clubes em hotéis famosos, e também shows e apresentações famosas.

Jamaica, no Caribe, tem um dos carnavais mais novos do mundo. Comemorado na Páscoa, começou apenas em 1990, tendo na capital Kingstone a principal festa, com vários desfiles e ritmos do reggae ao calipso. Ocho Rios e Montego Bay também têm festas animadíssimas e combinam as festas a ótimas opções de passeios e hospedagens.

A cidade francesa de Nice, com eleição da rainha de Carnaval e uma intensa batalha de flores, sabe agradar a diversos foliões. Nice tem muitas apresentações teatrais e musicais em um dos mais animados carnavais da Europa. A socca, panqueca de grão de bico assada a forno a lenha, vale ser experimentada na cidade.

O Carnaval de Nice é tão animado, que dura três semanas.

A cidade mais antiga do Canadá, Quebeque, vão muito bem agasalhados para enfrentar o carnaval em pleno inverno, que dura 17 dias. Com shows, desfiles e o tradicional mergulho na neve (para os corajosos), nada melhor para acompanhar uma bebida tradicional com xarope de maple, feito com a folha símbolo do País.

No México, o Carnaval internacional de Mazatlán. Contagiante, é o que mais se parece com o Carnaval brasileiro.

Nos EUA, o Carnaval de Nova Orleans tem uma forte tradição afro e é regado a jazz.

No Brasil

Minas Gerais tem ótimas opções de Carnaval, especialmente as cidades históricas: Mariana, Diamantina, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes e Sabará. A capital Belo Horizonte também recebe muitos turistas. No centro de BH, um escorregador gigante foi instalado como atração para 2017.

São Luís do Maranhão tem uma grande folia preparada no centro, com várias bandas, diversos blocos, inclusive de índios, além de quatro circuitos e 12 palcos para apresentação de artistas, além de apresentação dos grupos de tambor de crioula.

Ouça também uma reportagem de Vinícius Custódio sobre as origens do Carnaval.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.