Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 16/03/2015

  • Por Jovem Pan
  • 16/03/2015 19h26

IBC-Br – O Banco Central divulgou hoje o índice de atividade econômica do país, o IBC-Br, uma espécie de prévia do PIB oficial. De acordo com o indicador, a economia brasileira começou 2015 em desaceleração. Segundo a autoridade financeira, o IBC-Br caiu 1,34% em janeiro na comparação com mesmo mês de 2014. Em relação a dezembro, o índice recuou 0,11%. No acumulado de 12 meses até janeiro, a variação da prévia do PIB também é negativa, de 0,39%.

FOCUS – Os economistas consultados pelo Banco Central elevaram as expectativas para inflação e dólar ao fim do ano e pioraram a estimativa para o PIB. O Boletim Focus aposta num recuo de 0,78% na atividade econômica brasileira em 2015 – na semana passada, ela estava em queda de 0,66%. Já para a inflação, a mediana das estimativas passou de 7,77% para 7,93% para este ano e de 5,51% para 5,60% em 2016. Os economistas também elevaram sua perspectiva para o dólar, de 2 reais e 95 centavos para 3 reais e 6 centavos.

DÓLAR – O dólar comercial fechou a segunda-feira em queda de 0,12% ante o real, negociado a 3 reais e 24 centavos. A redução da moeda norte-americana ocorre um pregão depois dela atingir, na sexta, a maior cotação em quase 12 anos. No mês, o dólar registra valorização acumulada de 13,6% e no ano, de 22,03%.

LEVY – Em palestra na Associação Comercial de São Paulo, o ministro da Fazenda Joaquim Levy defendeu hoje os ajustes feitos pelo governo e a postura da presidente Dilma em relação à crise econômica. Para Levy, as contas do país impedem novas medidas de incentivo, mesmo assim, essa “não é hora de ter medo, mas confiança”. O ministro afirmou também que é necessário um “ajuste rápido” como forma de assegurar melhor desempenho da economia e evitar um cenário crise de cambial e inflação realmente alta.

FIDELIX – A Justiça condenou Levy Fidelix, candidato à Presidência pelo PRTB nas últimas eleições, a uma multa de 1 milhão de reais por danos morais devido a declarações feitas em debate eleitoral, no ano passado. À época, Fidelix associou a homossexualidade à pedofilia e afirmou que gays precisam de atendimento psicológico “bem longe daqui”. A ação contra o político foi aberta pela Defensoria Pública de São Paulo. Cabe recurso da decisão.

CANTAREIRA – Pelo décimo primeiro dia consecutivo, o Sistema Cantareira subiu nesta segunda-feira. O manancial tem agora 15% de água de sua capacidade total, ante 14,7% no domingo. Outros 4 reservatórios registraram alta. Destaque para o Guarapiranga, que teve aumento de 1,1% e opera hoje com 75,8% de sua capacidade.

VENEZUELA – Pelo menos três vice-ministros da era Hugo Chávez, um ex-chefe de inteligência, um ex-executivo da petroleira estatal e um empresário ligado ao ex-presidente venezuelano estão em uma lista de investigados por lavagem de dinheiro na Espanha. De acordo com o jornal “El Mundo”, vários fundos guardados no Banco Madrid tiveram origem em movimentações que giram em torno de 4 bilhões de dólares. Entre os venezuelanos citados estão Javier Alvarado, Alcides Rondón e Carlos Aguilera, todos da cúpula do chavismo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.